Vice Prefeito de Mantena e Presidente da CBH São Mateus marca presença no 8º Fórum Mundial das Águas. ConfirAgora!

628

O Vice Prefeito de Mantena e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus Luiz Antônio Garcia, estará participando no próximo dia 19, até o dia 21 de março em Brasília, de um dos maiores eventos em se tratando de conscientização sobre a importância da água a nível mundial.

https:\/\/mantenagora.com.br

Em conversa com o Vice Prefeito Luiz Garcia na última semana, tomamos conhecimento de que o mesmo, na qualidade de Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, estará participando de um dos maiores eventos de proteção às águas a nível mundial dos últimos tempos. Luiz ainda nos relatou, que apenas 6 (seis) pessoas no Estado de Minas Gerais, foram especialmente selecionados pelo IGAM/SEMAD, para estarem representando o Estado neste evento que ocorrerá em Brasília. Valendo frisar que os seis escolhidos são coordenadores do Fórum Mineiro de Comitês.

https:\/\/mantenagora.com.br

O que será o Fórum Mundial da Água?

De acordo com Luiz Garcia, o Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.

Organização internacional fundada em 1996, com sede permanente na cidade de Marselha, na França, o Conselho Mundial da Água é uma organização internacional que reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países.

https:\/\/mantenagora.com.br

O Conselho é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

https:\/\/mantenagora.com.br

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso.

Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.

https:\/\/mantenagora.com.br

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.

Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebe, em 2018, a 8ª edição do Fórum. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

E como já dito, Luiz Garcia se fará presente, como um dos seis representantes do Estado de Minas Gerais em Brasília, logicamente também representando nossa Mantena.

https:\/\/mantenagora.com.br

Ainda em conversa com Luiz, este nos relatou da imensa importância de estar neste meio, onde pessoas de extrema importância e influência se farão presente, fazendo com que caso surja alguma oportunidade de apoio a Minas Gerais e a Mantena, esta de maneira nenhuma será desperdiçada.

https:\/\/mantenagora.com.br

Enfim, Mantena poderá contar com um representante em um dos maiores eventos a nível mundial que ocorrerá em Brasília durante os dias 19 e 21 próximo.

Veja a seguir a Carta elaborada por Luiz Garcia e um grupo de pessoas, durante o 3º Encontro Internacional de Revitalização dos Rios de Minas que será encaminha a Plenária do 8º Encontro Internacional da Água:

https:\/\/mantenagora.com.br https:\/\/mantenagora.com.br