Secretário de Planejamento Heverton Monteiro participa de Fórum para implantação do SAMU. ConfirAgora!

1451

 

https:\/\/mantenagora.com.brUma necessidade em comum reuniu 46 municípios da Assoleste, Ardoce, Ambas e Amvas no 1º Fórum de Prefeitos do Leste de Minas: a implantação do SAMU Regional. O evento que aconteceu em Ipatinga contou com a presença de Mantena, na pessoa do Secretário Municipal de Planejamento Heverton Monteiro, representando o Prefeito João Rufino Sobrinho.

Esses municípios integram os consórcios intermunicipais de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), presidido pelo prefeito de Governador Valadares André Merlo, e dos Vales (Cisvales), presidido pelo prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão.

A iniciativa do evento, foi de reunir lideranças para debater os meios para acelerar a implantação do Samu.

Agora, uma próxima reunião será marcada para tratar sobre o funcionamento do SAMU diretamente com o governador do Estado de Minas Gerais.

Debate

O encontro serviu para debater as propostas para o Samu Regional começar a operar o mais breve possível.

https:\/\/mantenagora.com.brUma das ações do fórum foi criar uma comissão formada pelos presidentes do Consurge e do Cisvales, por presidentes de associações de municípios (Assoleste, Ardoce, Ambas e Amvas), representantes de cada uma das sete microrregiões do vale do rio doce (Aimorés, Caratinga, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Mantena, Peçanha) e pelos deputados estaduais que participaram do encontro (Rosângela Reis, José Bonifácio Mourão, Celise Laviola, Celinho do Sinttrocel).

A comissão vai agendar uma reunião com o governador Fernando Pimentel para discutir a forma de implantação do Samu – se será um para cada região ou se será unificado, a liberação dos recursos e o prazo para o início do funcionamento.

Debate

O encontro serviu para debater as propostas para o Samu Regional começar a operar o mais breve possível.

Uma das ações do fórum foi criar uma comissão formada pelos presidentes do Consurge e do Cisvales, por presidentes de associações de municípios (Assoleste, Ardoce, Ambas e Amvas), representantes de cada uma das sete microrregiões do vale do rio doce (Aimorés, Caratinga, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Mantena, Peçanha) e pelos deputados estaduais que participaram do encontro (Rosângela Reis, José Bonifácio Mourão, Celise Laviola, Celinho do Sinttrocel).

A comissão vai agendar uma reunião com o governador Fernando Pimentel para discutir a forma de implantação do Samu – se será um para cada região ou se será unificado, a liberação dos recursos e o prazo para o início do funcionamento.

Sede

Outra definição que está nas mãos do Estado é quanto ao local do Samu Regional, caso haja unificação do Consurge e Cisvales, ou seja, se a sede administrativa será em Ipatinga ou em Governador Valadares.

O prefeito de Governador Valadares, André Merlo, presidente do Consurge, disse que abre mão da presidência do consórcio para garantir a implantação do Samu Regional.

“Temos que deixar as vaidades de lado. A população está cansada e os prefeitos não querem pagar por um trabalho que não é prestado, por isso, vamos lutar pela implantação imediata do serviço, seja unificado ou não”, ressaltou.

Minas Gerais está dividida em 13 macrorregiões e 77 microrregiões de saúde. O Consurge reúne 51 cidades da região de Valadares e o Cisvales 35 municípios do Vale do Aço.

Juntos, eles formam a macrorregião de saúde do Leste de Minas, composta por 7 microrregiões de saúde, 86 municípios (sendo 9 municípios polo)  e uma população de cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Mantena

Assim que começar a funcionar, Mantena, que está inserida na região a ser beneficiada, certamente contará  com um ponto de apoio do SAMU, que contará com equipe de profissionais e tudo mais que for necessário para o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

https:\/\/mantenagora.com.br     https:\/\/mantenagora.com.br https:\/\/mantenagora.com.br     https:\/\/mantenagora.com.br

Texto: Assoleste

Adaptações: MantenAgora