Um segurança ateou fogo em uma creche municipal de Janaúba, no Norte de Minas Gerais, e matou ao menos quatro crianças e uma professora, na manhã desta quinta-feira. No entanto, apesar da assessoria do prefeito da cidade, Carlos Isaildon Mendes (PSDB), ter informado que uma professora morreu, na lista fornecida pela Polícia Civil consta o nome de quatro crianças, todas de 4 anos, que morreram no local.
Foram identificados pela Polícia Civil:
Juan Prado Cruz dos Santos, nascido em 09/09/2013;
Luiz Davi Carlos Rodrigues Nascimento, nascido em 27/05/2013;
Ruan Miguel Soares Silva, nascido em 29/06/2013; e
Ana Clara Ferreira Silva, nascida em 19/04/2013.
Segundo a Polícia Militar, o homem colocou fogo em crianças, funcionários e no próprio corpo. De acordo com a prefeitura de Janaúba, Damião Soares dos Santos, de 50 anos, trabalha desde 2008 como segurança e nunca teve qualquer ocorrência em seu currículo.
Damião voltou das férias e estava de licença médica. Ainda não se sabe o motivo. Na manhã desta quinta-feira, ele foi à creche e chamou um das professora. Ainda de acordo com a prefeitura, a funcionária acreditou que Damião estava levando um atestato médico.
Damião chegou a internado em estado grave no hospital da cidade com queimaduras em quase 100% do corpo, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, 45 pessoas ficaram feridas, sendo que sete em estado grave. Ainda segundo os Bombeiros, o vigilante da creche jogou gasolina no próprio corpo, nas crianças e em seguida ateou fogo. A Polícia Militar, que mobilizou até agentes em treinamento para a ocorrência, confirma quatro crianças mortas até o momento.
Os serviços de emergência foram acionados por volta de 9h40m desta quinta-feira. O chamado era de “ocorrência grave” e demandou todas as viaturas disponíveis do Corpo de Bombeiros Militar em Janaúba. Também há pelo menos uma professora ferida. O vigia foi levado para o hospital em estado grave.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência se dirigiram ao local para prestar socorro aos feridos. O Hospital Regional de Janaúba trata vítimas do incêndio, mas o diretor assistencial da unidade, Helton Ricardo Mendes, ainda não sabe definir quantas.
— As crianças estão sendo transferidas para a área da pediatria, e os adultos estão sendo atendidos aqui. Estamos com a equipe ok para atender os feridos. Estão à disposição 30 médicos, 30 enfermeiros e 50 técnicos de enfermagem — explicou.
A Prefeitura de Janaúba informou que a unidade precisa de medicamentos e médicos. A Polícia Militar explicou que o efetivo de cidades vizinhas deve ser acionada.
Janaúba fica no Norte de Minas e tem cerca de 70 mil habitantes. “A cidade está um caos”, ressaltou um militar.