Luiz Garcia assume cadeira no Conselho Estadual de Recursos Hídricos a nível Estadual. ConfirAgora!

174

Luiz Garcia e a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Marilia Carvalho de Melo

O Secretário de Meio Ambiente e ex-Vice Prefeito de Mantena, Luiz Antônio Garcia, vai representar nossa região, junto ao Estado de Minas Gerais.

Luiz assume agora, uma cadeira a nível estadual, ampliando sua capacidade representativa.

Através dessa função, Luiz poderá agora elaborar, votar e decidir leis e projetos referentes ao recursos hídricos em toda Minas Gerais, e como já dito, de forma especial para nossa região.

A representativa sempre foi importante.

Ter uma pessoa daqui em uma cadeira dessas, representa muito para uma cidade como Mantena e cidades circunvizinhas, pois Luiz conhece nossa região e sua realidade. Ou seja, saberá defender nossos interesses com conhecimento.

É a primeira vez que um governador participa de uma cerimônia de posse de conselheiros do Copam e do CERH-MG.

Eleito para o mandato de dois anos, de 2023 a 2025, Luiz Garcia assumiu a função de conselheiro do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-MG), nesta terça-feira (6/6), em cerimônia realizada no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte. O evento reuniu, de forma presencial, cerca de 200 pessoas, entre elas, o governador Romeu Zema, autoridades do Governo e novos integrantes dos conselhos.

Luiz ainda indicou dois Conselheiros para o CNR – Câmara Normativa Recursal, sendo dois mantenenses. O Engenheiro  Jhonatan Soares Coelho, para a Câmara Técnica Especializada de Planejamento – Ctep e o Dr. Amarilton Turíbio de Oliveira, para o cargo de Membro da Câmara Normativa e Recursal.

Jhonatan Soares CoelhoEleito para Câmara Técnica Especializada de Planejamento - Ctep
Jhonatan Soares Coelho Eleito para Câmara Técnica Especializada de Planejamento – Ctep
Dr. Amarilton Turíbio de OliveiraAdvogado - Eleito Membro da Câmara Normativa e Recursal
Dr. Amarilton Turíbio de Oliveira Advogado – Eleito Membro da Câmara Normativa e Recursal

 

Para o Copam, foram eleitos 761 conselheiros que irão integrar o Plenário, as nove Unidades Regionais Colegiadas (URC) e as seis câmaras técnicas especializadas. Para o CERH-MG são 239 conselheiros que atuarão no Plenário e em três câmaras técnicas. Os membros representam organizações públicas, privadas, organizações não governamentais (ONGs) e a sociedade civil.

Os dois órgãos objetivam a preservação ambiental no estado, por meio de consultas, deliberações e diretrizes políticas. É a primeira vez que um governador participa de uma cerimônia de posse de conselheiros do Copam e do CERH-MG. A presença de Romeu Zema no evento foi destacada pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, como reflexo da política sustentável adotada no governo.

Luiz Garcia terá a seguinte função junto ao Copam e CERH-MG

O Copam é um órgão colegiado, normativo, consultivo e deliberativo e tem por finalidade deliberar sobre diretrizes, políticas, normas regulamentares e técnicas, padrões e outras medidas de caráter operacional para preservação e conservação do meio ambiente e dos recursos ambientais no estado de Minas Gerais. O CERH-MG visa promover o aperfeiçoamento dos mecanismos de planejamento, compatibilização, avaliação e controle dos recursos hídricos de Minas, tendo em vista os requisitos de volume e qualidade necessários aos seus múltiplos usos.

Veja a seguir a fala do Diretor Geral do IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Marcelo Fonseca, em relação a eleição de Luiz Garcia.